Marcha soldado cabeça de papel

04nov09

A chamada Marcha para Jesus pode ser muita coisa, menos o que o nome pressupõe ser. Talvez fosse mais apropriado chamá-la de Marcha do Orgulho Evangélico, uma espécie de antítese ou mesmo antídoto para a Marcha do Orgulho Gay. E orgulho de ser é coisa de quem não o é em paz. O que levou esses cerca de 1 milhão de jovens evangélicos a caminhar durante todo o dia sob o sol quente num carnaval-gospel-fora-de-época não é outra coisa senão o sentimento de pertencer a um grupo discriminado (o que se confunde com fervor religioso ou até demonstração de fé).

“Derrubando Gigantes” foi o tema da marcha deste ano. Segundo o bispo da Renascer em Cristo e organizador do evento, Estevam Hernandes, “os maiores gigantes são a discriminação e a incompreensão”. Estevam e sua mulher, Sônia, participaram da Marcha para Jesus pela primeira vez depois de dois anos e meio vivendo nos Estados Unidos, onde foram presos e condenados por entrar com 56 mil dólares não-declarados escondidos em uma mala, num porta CD e numa bíblia. Eles são os mártires desse movimento de injustiçados.

Esse complexo de perseguição é a venda que impede os evangélicos de enxergar o óbvio: os interesses pessoais, a desonestidade cínica e a promiscuidade de suas lideranças mais conhecidas, que usam os “gigantes” que combatem (e um punhado de promessas) como instrumento para controlar e manipular boas almas.

É inegável que os evangélicos são vítimas de preconceitos ou do estereótipo que vivem a reforçar, mas também o são outros movimentos religiosos, como o candomblé, e os gays, os negros, os pobres, as mulheres e as loiras que usam microvestidos nas universidades. Até que entendam isso, vão se prestar a ser a moeda com que pastores, bispos e apóstolos seduzem políticos e compram seu acesso ao poder.

Anúncios


No Responses Yet to “Marcha soldado cabeça de papel”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: