Guerra e Paz

11dez09

Defendi a escolha de Barack Obama para o prêmio Nobel da Paz.

Entendia que sua chegada ao comando da maior potência econômica e militar simbolizava a esperança de um mundo melhor, fosse pelos esforços a favor do desarmamento nuclear, pela postura em relação ao aquecimento global ou pela ruptura com o discurso militarista em favor de uma retórica pacifista – fosse pelo simples fato de não ser George W. Bush.

Mas hoje sou obrigado a reconhecer: Obama não é um pacifista e teria feito muito bem à sua biografia se se recusasse a receber a premiação que, ele próprio reconhece, não deveria ser sua.

Suas palavras dizem por si: “Como alguém que está aqui como uma consequência direta do trabalho da vida de Martin Luther King, eu sou uma testemunha viva da força moral da não-violência. Eu sei que não há nada fraco, nada passivo, nada inocente na crença de Gandhi e King. Mas como um chefe de Estado com a missão de proteger e defender minha nação, eu não posso ser guiado apenas por esses exemplos. Eu encaro o mundo como ele é, e não posso ficar inerte face às ameaças ao povo americano. Não tenham dúvidas: o mal existe no mundo. Um movimento de não-violência não poderia derrotar os exércitos de Hitler. Negociações não podem convencer os líderes da al Qaeda a baixar suas armas. Dizer que a força às vezes é necessária não é um chamado ao cinismo – é um reconhecimento da história; das imperfeições do homem e dos limites de razão”, afirmou ontem, em Oslo, ao receber sua premiação.

Ele conclui ainda: “Os instrumentos de guerra possuem um papel a exercer na preservação da paz.”  Bush Jr. deve ter tido um orgasmo!

Veja o dircurso completo de Barack Obama em Oslo.

Anúncios


No Responses Yet to “Guerra e Paz”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: