A direita contra-ataca

14jan10

O terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos é um arrazoado de diretrizes de governo e projetos que, para virar lei, precisam ser discutidos, votados pelo Congresso e regulamentados.

Como decreto, o PNDH-3 não cria ou destitui nenhum direito ou obrigação, não altera uma única vírgula da Constituição. Mesmo assim, o texto é alvo de uma campanha de proporções terroristas por parte dos setores conservadores e da direita.

Para eles, o Programa é uma séria ameaça à democracia, à propriedade privada e à liberdade de imprensa, o esboço de uma nova constituição lulo-petista de inspiração bolchevique.

Após quase oito anos no poder, os “companheiros”, antes domados pelas circunstâncias, estariam finalmente mostrando sua faceta autoritária. Dilma Rousseff seria a encarregada de implantar o socialismo no Brasil!

Trata-se, é claro, de uma bobagem sem tamanho, especialmente se considerarmos as características da democracia brasileira.

O governo Lula foi tão conservador como poderia ser um governo de coalizão, sustentado pela aliança com as oligarquias políticas mais poderosas e retrógradas.

Na verdade, Lula prova um pouco do seu próprio veneno. Em 2006, venceu a eleição ao reforçar seus laços históricos com a esquerda e estigmatizar o candidato da direita – Geraldo Alckmin representava o “entreguismo” neoliberal de FHC, o conservadorismo tacanho de Pindamonhangaba.

Agora é a vez do contra-ataque, e a direita tenta colar em Dilma Rousseff os medos que recaíam sobre Lula no fim dos anos 80.

Faz parte do jogo político. O que não pode é essa disputa desmoralizar a discussão sobre os direitos humanos – a única coisa que realmente importa aqui.

Anúncios


One Response to “A direita contra-ataca”

  1. 1 Victória

    Faz parte do jogo. Mas é inadimissível a declaração de Lula dizendo que não leu o Decreto. Se não leu um decreto que fazendo um rebuliço na sociedade é sinal que poderá assinar qualquer coisa. Afinal a Casa Civil não filtra os assuntos que chegam para a assinatura do Presidente? A Dilma se da arrepios. É estranha demais e perde a paciência por pouco. As mulheres que conheço não votarão nela porque parece sem personalidade. E a sombra do Lula. E Lula anda em cima dos cascos louco para conseguir essa famigerada cadeira na ONU.
    Portanto se cair no desespero será capaz de fazzer tudo para deixar amarrado o proximo governo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: