Sarney e o cinismo político

03fev10

Mais grave do que a crise moral, ética e legal em que se atolou a política no Brasil é o cinismo. Ontem, o presidente do Senado, José Sarney, reabriu oficialmente os trabalhos da casa com a leitura de um discurso que fez em 1995, quando assumiu o cargo pela primeira vez. Nele, Sarney afirma que “transparência, moralidade, eficiência e trabalho” devem pautar o Congresso este ano.

Que ninguém tenha se esquecido, trata-se do mesmo José Sarney que passou o último ano tentando, sem sucesso, defender-se das acusações envolvendo a nomeação de parentes, amigos e correligionários no Senado. Cabeça de uma das mais antigas e retrógradas oligarquias do País, Sarney representa exatamente o oposto dos valores que, segundo suas próprias palavras, devem nortear o homem público.

O discurso político no Brasil esvaziou-se, perdeu qualquer noção de sentido e crédito e adotou um tom meramente protocolar. Foi tão desvinculado da realidade dos bastidores, escancarada pelas câmeras escondidas e grampos telefônicos, que ninguém lhe dá a menor importância.

Nos acostumamos a ouvir que os partidos estão discutindo alianças para disputar as eleições “com base no conteúdo programático”, que o governo está negociando “de forma republicana” a aprovação de um projeto na Congresso ou que o escândalo de corrupção “será investigado e os culpados, punidos exemplarmente”, mas que “ninguém pode ser julgado de forma antecipada”, mesmo que pego com a boca na botija. E simplesmente damos de ombro, porque sabemos que não é assim que a coisa funciona.

É justamente essa apatia que preocupa. Que tipo de democracia esperamos construir se simplesmente não nos importamos?

Anúncios


No Responses Yet to “Sarney e o cinismo político”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: