PIIGS me mordam!

05fev10

Você já ouviu falar dos PIIGS?

Trata-se do novo acrônimo, um tanto maldoso, inventado pelo mercado financeiro para designar o grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, o grupo dos europeus que foram para o atoleiro com a crise internacional.

Esses países enfrentam sérios problemas com a explosão de seus déficits públicos e a dificuldade de financiar a dívida crescente diante da maior desconfiança dos investidores internacionais.

Como fazem parte da zona do euro, não têm como desvalorizar suas moedas, solução geralmente adotada por países com problemas fiscais para estimular suas exportações e brecar as importações, melhorando as contas externas.

Sem muitas saídas do ponto de vista da política monetária, resta apelar para a política fiscal: os governos desses países vão ter de gastar menos, o que deverá agravar ainda mais a recessão econômica em que se encontram e atrasar todo o plano de recuperação da Europa.

O que fica cada vez mais claro é que o mundo comemorou cedo demais o fim da crise. Os governos ainda terão muita dor de cabeça para recolocar a economia nos trilhos.

Os porquinhos da Europa são apenas a bola da vez…

Anúncios


No Responses Yet to “PIIGS me mordam!”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: