A Oração BigMac

02ago10

Que as igrejas neopentecostais transformaram o cristianismo em uma mercadoria de prateleira não chega a ser uma novidade, mas algumas evidências ainda surpreendem.

Dia desses, dirigindo pela Domingos de Moraes, dou de cara com um, vejam só, “DRIVE-THRU DE ORAÇÃO”!

A coisa funciona mais ou menos assim: você encosta seu carro na barraca montada em frente ao templo, recebe uma oração “rapidinha”, dá sua oferta e volta para o trânsito. Tudo em cinco minutos…

Ainda tenho dúvidas se o mais apropriado não seria chamar o esquema de “drive-in de oração”, mas “drive-thru” tem seu mérito: carrega um significado bastante didático sobre a natureza comercial do negócio.

Conceitualmente, o drive-thru da igreja em nada difere daquele encontrado nos McDonald’s. E tal oração não significa, pela mesma lógica, muito mais do que o BigMac que se devora entre um semáforo e outro.

Nos dois casos, é a forma que define o conteúdo.

Assim como um destrói qualquer resquício de sacralidade no ato de comer, o outro esvazia e ridiculariza o de orar.

A forma também nos diz que ambos, seja o hambúrguer, seja a oração, estão lá para ser consumidos – o que torna absolutamente irrelevante a questão do preço.

A igreja que monta um drive-thru de oração não está preocupada em proporcionar ao “usuário” um momento de introspecção, autoconhecimento ou transcendência, ensinar algo sobre os preceitos da religião ou estimulá-lo a fazer o bem, mas em oferecer uma proteção espiritual qualquer.

Poderia ser uma benção, um passe, um amuleto, uma fitinha do Nosso Senhor do Bonfim ou um chá milagroso contra a impotência sexual e a calvice. Por que não um Jesus Cristo Pra Viagem?

 ***

Dias depois de conhecer o drive-thru de oração, estou eu empurrando um carrinho de supermercado quando os alto-falantes ecoam: “senhores clientes, respeitem as vagas preferenciais no estacionamento. Respeitar o próximo é o primeiro passo para construir um futuro melhor”. Cá entre nós, há mais cristianismo no serviço de som de alguns supermercados do que em muitas igrejas.

Anúncios


One Response to “A Oração BigMac”

  1. 1 Tatrix

    Viu como a ida ao mercado foi produtiva?? :)))


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: