Voto no escuro

08set10

De duas eleições para cá, muita gente celebrou a constatação de que as campanhas políticas perderam seu componente ideológico.

Com a queda do Muro de Berlim e o triunfo final do capitalismo sobre o socialismo, as disputas finalmente se deslocariam do plano político para a discussão de questões mais concretas.

A divisão entre esquerda e direita perdera o sentido. Ao eleitor caberia escolher quem lhe parecesse mais capacitado para resolver os problemas do País, sem quaisquer amarras históricas, partidárias ou ideológicas.

Não foi à toa que o pleito presidencial descambou para uma disputa amorfa, em que as partes não se distinguem se não – e se tanto – pelo marketing.

De repente, PT e PSDB, Dilma Rousseff e José Serra, são, essencialmente, a mesma coisa.

O embate gira, em falso, sobre a capacidade gerencial de cada um e a troca mútua de acusações em um jogo rasteiro que apenas faz aborrecer até os mais interessados na política.

No mais, apenas semelhanças: ambos defendem a redução dos impostos, mas também se comprometem a ampliar a proteção do Estado por meio de programas sociais, como o Bolsa Família.

E, claro, prometem mais saúde, educação, moradia, investimentos, empregos…

E como se chega lá? Arregaçando as mangas e trabalhando duro!  

Nesse tipo de campanha, orientada exclusivamente pelos publicitários e pela ditadura das pesquisas de opinião, assumir posições pode custar muito caro – a ponto de o candidato da oposição não se assumir como tal e a candidata da situação falar o tempo todo em mudança.

Daí termos uma eleição em que não se discutem valores, ideais, projetos de País ou questões econômicas estruturais que, mais cedo ou mais tarde, terão de ser encaradas. Aliás, alguém aí sabe o que Dilma e Serra pretendem fazer, de fato, em relação à previdência social?

Em 2010, mais do que em qualquer eleição desde a redemocratização, o Brasil vota no escuro.

Anúncios


No Responses Yet to “Voto no escuro”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: